IFE

ACMinas | Mulheres na Engenharia

COMPARTILHE

Conselho Empresarial da Mulher Empreendedora da ACMinas convida: MULHERES NA ENGENHARIA Cada vez mais, encontramos mulheres em todas as áreas da Engenharia. As barreiras culturais que inibiram que estudantes do sexo feminino se matriculassem nessa área acadêmica, vem caindo por terra desde a segunda década do século passado. Mas ainda não há um equilíbrio no número de assentos, em todas as modalidades da academia. O primeiro curso de Engenharia, no mundo, foi criado na em Paris, na França, em 1747. No Brasil, o primeiro curso foi da Academia Real Militar, criada por Dom João VI, em 1810. Mas sabe quando tivemos uma formanda no curso de Engenharia? Apenas em 1917. Edwiges Maria Becker Hom’meil, se graduou na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, em Engenharia Civil, somente 170 anos depois da primeira engenheira que se formou, no cenário mundial. A primeira mineira que se tornou em Engenharia foi Iracema Brasiliense, em 1922, pela Faculdade de Engenharia da UFMG. Só que, independentemente desse atraso na conquista feminina, já há várias décadas, as mulheres estão se saindo muito bem nas várias áreas da engenharia, e vamos mostrar alguns desses resultados, neste evento. Além disso, vamos apresentar os novos rumos da engenharia. A engenheira civil Alaíze Gonçalves, que é conselheira do CREA e diretora do CME – Conselho da Mulher Empreendedora da ACMinas, vai dizer quantas engenharias temos no Brasil, quais as áreas que mais estão crescendo, e quais estão se mostrando mais promissoras e sendo demandas pelo crescimento econômico. No debate, nosso assunto serão os desafios e oportunidades para os profissionais das várias áreas da Engenharia. Nossos convidados são discutir avanços e retrocessos no desenvolvimento da profissão, e ainda: quais as melhores atitudes para o recém-formado iniciar sua carreira, que características o mercado está buscando e valorizando, e os desafios e oportunidades para iniciar – e prosseguir, na carreira empreendedora.

Cases bastante representativos da atuação das mulheres no setor da Engenharia vão ilustrar o debate. Além disso, vamos falar sobre os principais gargalos da gestão de negócios de engenharia. Preparamos um evento curto, mas com profundidade temática para valer a pena você estar conosco. Chegue 19h30 para você ter a oportunidade de se relacionar. Nossas diretoras estarão te aguardado, para ajudá-la a se entrosar com os outros convidados a fim de fazer nascer, ou crescer, novos laços de relacionamento que possam ajudá-la a crescer na carreira ou nos negócios. Participe! PROGRAMAÇÃO: .

19h30 | networking . 20h00 | palestra express sobre tendências na Engenharia . 20h20 | cases de mulheres marcantes na Engenharia . 20h30 | debate com desafios e oportunidades na Engenharia FICHA TÉCNICA DO EVENTO Espaço Institucional da ACMinas Av. Afonso Pena 372, Centro, BH Entrada gratuita 07 junho | 20h às 21h15 Estacionamento sugerido: rua São Paulo 351, Centro, BH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =